• Assessoria de Comunicação

Bandeiras do Brasil: veja a evolução do mais famoso símbolo nacional

Todos estamos habituados com a bandeira do Brasil, com seu retângulo verde, o losango amarelo, a esfera azul e as estrelas. Mas você sabia que antes dela o Brasil teve outros 12 modelos de bandeira?


Dessas, apenas três foram criadas após a independência. As anteriores eram bandeiras portuguesas que foram utilizadas no Brasil da época de Pedro Álvares Cabral até 1822. Assim, a primeira bandeira do Brasil independente é a 11ª, que vigorou de 1822 a 1889.

América Portuguesa (1500–1816)


Enquanto o território brasileiro ainda era apenas parte da América Portuguesa, ele não possuía uma bandeira própria. Isso porque era tradição de Portugal hastear a bandeira do reino em todos os territórios pertencentes a sua Coroa.


Durante esse período, 8 bandeiras foram hasteadas, e sua transição refletia as mudanças políticas de Portugal.


1. Ordem de Cristo (1319-1651): a primeira bandeira a tremular no Brasil

A Ordem de Cristo foi uma associação que patrocinou as grandes navegações portuguesas, e sua bandeira chegou ao Brasil junto com as caravelas de Pedro Álvares Cabral, estampada em suas velas. Esse era o símbolo nacional dos portugueses e, apesar de não ser tecnicamente a primeira bandeira do Brasil, foi a primeira a ser hasteada em solo brasileiro.


2. Bandeira Real (1500-1521)

Essa bandeira também foi utilizada nas embarcações que chegaram ao território brasileiro. Porém, apesar de ser a oficial, ela cedia espaço para a Ordem de Cristo nas expedições no mar. A Bandeira Real foi criada por João II (1455-1495) de Portugal e continha o estandarte real branco junto com o brasão de armas do país.


3. Bandeira de Dom João III (1521-1616)

Essa bandeira foi utilizada durante o reinado de Dom João III de Portugal. Ela foi usada durante momentos importantes da história do Brasil, como nas expedições colonizadoras de 1530, nas capitanias hereditárias em 1534, na criação dos Governos Gerais em 1549 e na divisão do território brasileiro em dois Governos.


Nessa bandeira já não era utilizada a cruz de Cristo junto ao brasão de armas de Portugal, e sim uma coroa real.


4. Bandeira do Domínio Espanhol (1616-1640)

Essa foi a bandeira vigente enquanto Portugal foi ocupado pela Espanha, entre 1616 a 1640. A Bandeira do Domínio Espanhol foi criada pelo rei da Espanha e Portugal Felipe II (conhecido como Filipe III na Espanha). A nova bandeira manteve o escudo e a coroa da bandeira portuguesa, mas foram envoltos por cinco ramos em cada lado.


Durante o período que essa bandeira foi utilizada ocorreram as invasões holandesas no Nordeste e o início da expansão bandeirante.


5. Bandeira da Restauração (1640-1656)

A Bandeira da Restauração foi instituída após o fim do domínio espanhol e representava o ressurgimento do Reino Português.