• Assessoria de Comunicação

Automotivação: aprenda a aumentar a sua motivação pessoal

Por que a automotivação é importante?

Você consegue se animar com todas as tarefas que precisa fazer no seu trabalho? Ou às vezes você precisa de um pouco mais de ajuda para começar certas tarefas importantes?



As vezes nós acabamos negligenciando algumas atividades importantes, que consideramos chatas, por falta de motivação pessoal, também conhecida como automotivação.


Por exemplo, alguns de nós evitam organizar os documentos físicos que ficam se acumulando sobre a mesa, outros evitam aquela conversa difícil com uma pessoa que está sempre chegando atrasada preferindo tolerar o atraso.


As vezes chegamos a reorganizar as nossas prioridades para que as tarefas que odiamos acabem no final da lista de tarefas.


Porém, quanto mais nós demoramos para fazer estas tarefas, mais estresse e pressão nós sentimos. Depois de um tempo, em situações extremas, nós podemos até perder a confiança em nossa capacidade de concluir essas tarefas ou colocar o nosso negócio em risco.


Muitas vezes nós precisamos de ajuda para nos motivar a fazer uma tarefa chata. É muito frustrante quando sabemos que temos que fazer algo, mas simplesmente não conseguimos começar.


Neste artigo vou explicar o que é automotivação, qual a sua importância na liderança e vou dar dicas práticas para você aumentar a sua motivação para fazer todas as tarefas importantes do seu trabalho. Boa leitura!


O que é automotivação?

Motivação é o impulso interno que nos faz agir para atingir os nossos objetivos. Quando estamos motivados nos sentimos mais satisfeitos e melhoramos a nossa qualidade de vida.


Segundo os pesquisadores, existem dois tipos de motivação:

  • Motivação intrínseca: é quando somos motivados por fatores “internos” para atender às nossas necessidades pessoais. A maioria dos hobbies e atividades de lazer são baseadas em motivação intrínseca. Nós fazemos estas atividades porque gostamos, não porque precisamos;

  • Motivação extrínseca: é quando somos motivados por fatores “externos” que são dados ou controlados pelos outros, como o salário, elogios e reconhecimentos.


Quando trabalhamos com algo que gostamos, parte das atividades que fazemos é intrinsecamente motivadora. Por outro lado, nós não iríamos trabalhar se não estivéssemos sendo pagos para isso.


Por isso, a maioria das situações no trabalho envolvem os dois tipos de motivação. Fazer uma atividade que gostamos é intrinsecamente motivador, enquanto receber o salário para isso é extrinsecamente motivador.


Porém, mesmo quando nós amamos o nosso trabalho, é normal precisarmos fazer algo que não gostamos, como arquivar documentos, falar com a equipe sobre problemas de desempenho, concluir relatórios e assim por diante.


Todos nós temos que fazer tarefas indesejáveis ​​como parte do nosso trabalho, sem exceção. Por isso, temos que encontrar uma maneira de nos motivar a completar essas tarefas, é aí que entra a motivação pessoal.


Automotivação é o ato de motivar a si mesmo. Uma pessoa auto motivada encontra motivos e força para alcançar seus objetivos e age de acordo com o que tem que ser feito.


Para se auto motivar, você deve examinar e entender suas necessidades para identificar o que é valioso e recompensador na atividade indesejada.


Desta forma, alterando seu ambiente e perspectiva, você pode encontrar as motivações intrínseca e extrínseca necessárias para concluir as suas tarefas consideradas chatas.


Assim, ao invés evitar e procrastinar a execução destas atividades, você se torna mais realizador e confiante.


Qual a importância da automotivação na liderança?

Pense nas pessoas mais bem-sucedidas que você conhece. Eles são as pessoas mais inteligentes que você já conheceu? Eles estudaram nas melhores escolas? Eles nasceram nas melhores famílias?


É bem provável que você tenha respondido não para as perguntas acima. Normalmente as pessoas mais bem-sucedidas são as mais motivadas a ter sucesso. Segundo Tony Robbins, “o único denominador comum de todas as pessoas bem-sucedidas é sua fome de superar seus medos”.


Por isso que a automotivação é uma habilidade importante na liderança. Um líder deve liderar pelo exemplo, motivando-se primeiro para então motivar as outras pessoas ao seu redor.


Um líder sem brilho nos olhos não é capaz de motivar a sua equipe. Por isso, ter motivação pessoal é fundamental para o líder identificar e transmitir o significado e propósito do trabalho para as pessoas.


Esperar que somente os fatores externos sejam suficientes para motivar as pessoas é muito arriscado. Recompensas externas não são suficientes para invocar a paixão que impulsiona a inovação e a excelência.


E mais, a automotivação aumenta a produtividade e confiança da liderança. Além reduzir o estresse e melhorar os seus relacionamentos.


Enfim, quando estamos auto motivados trabalhamos melhor e somos mais felizes. Essa energia extra é transmita para a equipe através das nossas ações e comportamentos.


Como aumentar a sua automotivação?

Assim como existem dois tipos de motivação, existem duas estratégias para se auto motivar:

  • Tornas as tarefas mais intrinsecamente interessantes e satisfatórias;

  • Estabelecer as suas próprias recompensas extrínsecas.


Geralmente a combinação de ambas (motivação intrínseca e extrínseca) é a maneira mais eficaz de se auto motivar a realizar as tarefas indesejáveis.


Aqui estão algumas dicas do que você pode fazer:


1. Mude a sua abordagem

Mude a forma como você enxerga as tarefas indesejadas. Busque sempre ver o benefício de realizar a tarefa ao invés de se concentrar apenas na ação.


Por exemplo, a tarefa de reorganizar seu arquivo pode não ser muito motivadora por si só. Mas ser visto como uma pessoa competente e organizada pode fornecer motivação intrínseca necessária para você parar de procrastinar.


Por isso, ao invés de ficar pensando na atividade em si, você pode pensar que ao reorganizar o arquivo você mostrará as pessoas que você é uma pessoa competente.


Desta forma você pode aumentar a sua motivação conectando a tarefa indesejada as suas necessidades e desejos.


2. Pense no porquê

Às vezes você pode perder a sua motivação por pensar que seu trabalho é inútil. Esta falta de propósito te faz questionar por que se preocupar em fazer as coisas?


Uma ótima maneira de aumentar a sua motivação pessoal é listar todos os resultados positivos do seu trabalho. Se o resultado beneficiar outras pessoas, melhor ainda.


Por exemplo, se você trabalha na equipe de limpeza de um hospital, seu trabalho não é só limpar e recolher o lixo. Se você pensar mais profundamente, irá perceber que o seu trabalho mantém os pacientes a salvo de germes e doenças, ou seja, o seu trabalho ajuda a salvar vidas.


Ao buscar o propósito do seu trabalho ou tarefas, você aumentará a sua motivação intrínseca e terá mais disposição em realizar o seu trabalho.


3. Defina as suas metas

Ao definir as suas metas, você saberá exatamente o que precisa fazer para conseguir atingir os seus objetivos.


Desta forma, você poderá ver como as tarefas indesejáveis ​​ ajudam você a alcançar os seus objetivos.


Assim, você poderá mudar a sua abordagem e entender o propósito desta atividade mais facilmente.


4. Quebre em tarefas menores

Organizar o arquivo inteiro pode ser uma tarefa muito grande para fazer tudo de uma vez.

Por isso, comece organizando os documentos em ordem alfabética ou organize a primeira seção do arquivo.


Desta forma, quando você completar o primeiro grupo, você poderá usar o seu sucesso para motivá-lo a terminar o resto.


5. Crie responsabilidade

Fale para os seus colegas ou gerente sobre sua tarefa. Saber que outra pessoa está esperando que você conclua a tarefa pode ajudar a motivá-lo.


Outra opção é pedir para um amigo de confiança para ajudá-lo a acompanhar um projeto ou meta específica em que você esteja trabalhando.


A obrigação de reportar para alguém pode lhe dar aquela força extra que você precisa para entrar em ação.


6. Gerencie o seu tempo

Aprenda a assumir o controle do seu tempo e crie um cronograma que o ajude a fazer as coisas com mais eficiência.


A baixa motivação e procrastinação andam juntas. Por isso, aprenda a gerenciar o seu tempo e crie uma agenda com as atividades que você precisa realizar diariamente.


E mais, não seja permissivo com você, quando você não realizar uma determinada atividade por falta de vontade, se obrigue a fazer esta atividade no dia seguinte.


Seja o seu chefe e se cobre até que aquela tarefa que estava na agenda seja concluída.


7. Recompense a si mesmo

Faça um acordo consigo mesmo para obter uma recompensa ao concluir uma tarefa indesejada.


Por exemplo, se você gosta de chocolate, estabeleça que você só irá comer o seu bombom preferido depois de concluir a tarefa X.


E mais, você pode aumentar a sua força de vontade deixando o bombom com um amigo. Peça para ele só te dar a recompensa depois que você mostrar que a tarefa foi concluída.


8. Cerque-se de pessoas positivas

Não há nada mais poderoso para a automotivação do que o pensamento positivo. Você não pode escolher ou controlar as situações, mas você pode escolher sua atitude em relação a elas.


Por isso, cerque-se de pessoas positivas e motivadas. Elas ajudarão você a crescer e a ver oportunidades em tempos difíceis.


Para isso, faça encontros mais regulares com pessoas positivas. Isso pode ser tão simples quanto trocar mensagens instantâneas ou uma conversa rápida com um amigo que gosta de compartilhar ideias.


Quando você está perto de outras pessoas positivas, elas apoiam e encorajam você a continuar tentando.


9. Registre as suas realizações

Crie um registro ou mantenha uma barra de progresso para os seus projetos em andamento. Quando você vê algo evoluindo e melhorando, você tente a cultivá-lo.


Olhe para o seu registro de realizações todas as vezes que você sentir que está cansado ou ficando desmotivado.


Ao ver a sua evolução, você será capaz de se motivar para concluir uma tarefa ou seguir em frente para atingir os seus objetivos.


10. Veja as consequências negativas

Quando você não faz o seu trabalho corretamente, você tem consequência negativas ou problemas com seu chefe?


Esta forma de motivação não é a mais eficiente, mas pode funcionar caso você não tenha tido sucesso com as dicas anteriores.


Ao se concentrar nas consequências negativas de não fazer a tarefa indesejada, você pode se assustar com o resultado e isso te motivar a fazer.


11. Pare de pensar

Pare de pensar e planejar, apenas faça o que tem que ser feito.

Quando você fica pensando e se preocupando muito com algo, você está apenas perdendo tempo e gastando energia.


Por isso, saia da inercia e comece a agir agora. Comece fazendo algo pequeno, mas necessário para você atingir o seu objetivo.


Lembre-se que nenhum plano resiste ao campo de batalha. Por isso, a melhor forma alcançar os seus objetivos é fazendo.


Quando você realiza uma ação, você colhe mais informações, aprende mais, aumenta a sua confiança e desenvolve o impulso necessário para começar a fazer as coisas mais relevantes.


Conclusão sobre a automotivação

A motivação é um assunto complexo e motivar-se pode parecer ser difícil para algumas pessoas. A automotivação é um desafio porque vem dentro de você.


Você pode confiar em fatores externos e amigos para aumentar a sua motivação, mas no final do dia, você é o único responsável por motivar-se.


Quanto antes você aprender a se auto motivar e permanecer focado no seu objetivo, maiores serão as suas chances de ter sucesso.


Por isso, examine e conheça as suas necessidades, mude a maneira como visualiza as tarefas indesejadas e busque sempre vinculá-las a algo intrinsecamente motivador.


Procure também formas de aumentar a sua motivação extrínseca se dando recompensas e criando responsabilidade com as outras pessoas.


Usando as dicas de automotivação deste artigo, você se motivará a realizar as tarefas indesejáveis mais rapidamente.


Desta forma, você terá mais tempo para fazer as partes do seu trabalho que você realmente gosta!


E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.


Muito obrigado e até a próxima. Fonte: Startup Creator