• Assessoria de Comunicação

Atitudes para preservar e tornar o planeta mais sustentável

Conscientização para um planeta ecologicamente correto e sustentável é essencial para o bem-estar das próximas gerações.

-

A preocupação com o meio ambiente está em grande evidência atualmente. O impacto no ecossistema e na vida humana tem sido tema de reuniões na Organização das Nações Unidas (ONU) e em debates, simpósios e congressos ao redor do mundo.

Para garantir que a Terra seja um planeta ambientalmente mais sustentável, é essencial que algumas atitudes sejam alteradas e novas medidas sejam seguidas por cada um de seus habitantes.

Já que a preservação ambiental é um dever de todos, como contribuir com a preservação do meio ambiente com atitudes simples mais inovadoras e que podem fazer a diferença?

-

A seguir, temos 10 dicas importantes para a conscientização ambiental:

1. Preserve as árvores: Não realize podas ilegais. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois essa atitude pode atingir matas próximas preservadas. Outro ponto é não praticar o desmatamento.

-

2. Cuide bem dos cursos de água: É essencial que não se jogue lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos. Preserve a mata em volta desses locais, essa vegetação protege esses locais contra a erosão e assoreamento.

-

3. Diga não à pesca e à caça ilegais: Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regas que indicam a quantidade de pescado permitida. Além de ser proibido, esse ato desequilibra o curso natural da vida desses animais. Também é importante não realizar a caça ilegal.

-

4. Nunca compre animais silvestres sem registro: Além de ser crime, para adquirir um animal de forma legal é necessário obter a autorização do Ibama, tanto para comercializar como para adquirir. Ao comprar animais ilegais, você colabora com o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade, contribuindo até para a extinção de algumas espécies.

-

5. Descarte de resíduos: Em hipótese alguma jogue lixo no chão! Faça o descarte regularmente separando o lixo reciclável do orgânico nos latões de lixo. Separar os resíduos para a reciclagem diminui a quantidade de lixo nas grandes cidades e facilita o trabalho dos coletores.

-

6. Reutilize, reaproveite e recicle: Essas três palavras-chaves contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente! Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para guardar objetos. As roupas que não estão mais em uso podem ser doadas. O importante é diminuir a quantidade de lixo produzida!

-

7. Reduza o consumo de água: Na luta para tornar a Terra um planeta ambientalmente mais sustentável, economizar a água é um dos passos mais importantes. Para isso, crie maneiras de aproveitar melhor a água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho.

-

8. Evite andar apenas de carro: Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, troque a ida de carro para o trabalho, por exemplo, pelo uso de bicicletas ou opte por utilizar o transporte público de sua região.

-

9. Reduza o consumo de energia elétrica: Evite o consumo exagerado de energia. Uma dica é deixar os aparelhos eletrônicos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários.

-

10. Escolha produtos de limpeza ecologicamente corretos: A escolha de produtos que abracem a causa sustentável e que diminuam a quantidade de lixo produzido nas casas é essencial para construir um ambiente ecologicamente correto!


Fonte: G1

6 visualizações
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade