• Assessoria de Comunicação

Aquecimento Global: Como as mudanças climáticas irão afetar sua vida

As geleiras estão derretendo, o nível do mar está subindo, florestas estão secando e a vida selvagem está lutando para se adaptar. O aquecimento global é uma realidade que precisamos enfrentar.

-


Aquecimento Global: Como as mudanças climáticas irão afetar sua vida

As geleiras estão derretendo, o nível do mar está subindo, florestas estão secando e a vida selvagem está lutando para se adaptar.

Está ficando evidente que os seres humanos são os responsáveis pela maior parte do aumento da temperatura no século passado ao liberar na atmosfera gases que retêm o calor do planeta.

Chamado de efeito estufa, os níveis destes gases estão mais elevados agora do que nos últimos 650 mil anos. Chamamos o resultado disto de aquecimento global, mas ele causa um conjunto de alterações no clima da Terra que varia de lugar para lugar.

Conforme a Terra gira a cada dia, este novo calor gira com o planeta, pegando e distribuindo a umidade sobre os oceanos. E isto está mudando o ritmo do ecossistema e impactando todos que dependem dele.

O que vamos fazer para retardar o aquecimento global? Como vamos lidar com as mudanças que já estão acontecendo? Enquanto lutamos para descobrir estas respostas, a Terra como a conhecemos (costas, florestas, fazendas e montanhas) estão em risco.

-


O Efeito estufa

O efeito estufa é o aquecimento que acontece quando certos gases na atmosfera da Terra retém o calor que normalmente se dissiparia. Estes gases deixam entrar a luz, mas impedem que o calor escape, funcionando como paredes de vidro de uma estufa.

Primeiro, a luz do sol brilha sobre a superfície da terra onde é absorvida e, em seguida, é irradiada de volta para a atmosfera na forma de calor. Na atmosfera, os gases que formam o efeito estufa prendem parte deste calor e o restante escapa para o espaço.

Quanto mais gases de efeito estufa estão na atmosfera, mais calor fica retido.

Os cientistas conhecem o efeito estufa desde 1824, quando Joseph Fourier calculou que a Terra seria muito mais fria se ela não tivesse atmosfera. Este efeito de estufa é justamente o que mantém o clima da Terra habitável. Sem este efeito natural, a superfície da Terra teria uma temperatura média 15 graus Cels