• Assessoria de Comunicação

Ambiente de trabalho: o poder da comunicação e sua importância

A comunicação no trabalho é fundamental para obter bons resultados e a falha neste sistema pode acarretar problemas administrativos.

Desde que o mundo é mundo, a comunicação é a principal forma de diálogo entre as pessoas, seja através de imagens, palavras, sinais ou sons. O que realmente importa é que a mensagem transmitida seja recebida de forma correta.


Não importa a situação, precisamos nos comunicar. Seja para pedir um lanche em um restaurante ou para “jogar conversa fora” com um amigo, usar a interlocução é o único caminho para conquistar o que desejamos.


E claro que no ambiente de trabalho não seria diferente, pois a comunicação auxilia a empresa de uma forma geral e é impossível estabelecer metas aos seus colaboradores sem que você se comunique diretamente com eles.


Esta conversação não precisa necessariamente ser “cara a cara”, uma vez que os comunicados podem ser transmitidos através de outros meios como, por exemplo:

  • e-mails;

  • chats internos; e

  • telefone.


O importante é que o diálogo seja claro para que o receptor receba a mensagem e a interprete da forma correta, gerando assim o resultado desejado.


Mas você sabe qual a importância da comunicação no ambiente de trabalho? E quais são os motivos que fazem do diálogo o grande responsável pelos ganhos empresariais?


Para que não restem mais dúvidas nós trouxemos os benefícios que uma boa comunicação pode oferecer.


Vantagens de uma comunicação eficiente no trabalho

Vale ressaltar aqui que, manter uma via aberta de comunicação eficiente não significa exagerar na quantidade de informação, porque quando um colaborador é exposto a uma quantidade desnecessária de conteúdo, ele pode acabar sentindo-se desmotivado.


Por outro lado, quando ocorre troca de informação necessária e tudo o que é repassado aos colaboradores é interpretado de forma correta, os resultados são:

  • soluções mais eficientes;

  • ideias novas e lucrativas;

  • estratégias cumpridas dentro do prazo;

  • conhecimento compartilhado; e

  • informação de qualidade, por exemplo.


Lembrando sempre que é preciso ser objetivo, para que os seus ouvintes consigam compreender aquilo que é falado, fechando as portas para eventuais falhas.


Falha na comunicação

Uma pesquisa realizada com 300 empresas pelo PMI (Project Management Institute Brasil), afirma que 75% das organizações que participaram da pesquisa, em média, definiram que a fraca comunicação no ambiente de trabalho foi o principal motivo do fracasso em várias atividades internas.


Por isso, ou seja, para que o fracasso não prejudique a empresa, existe a necessidade de manter sempre uma boa conversa, o que inclui:

  • apontar os erros, de maneira cordial e individual;

  • trocar ideias para achar soluções; e

  • obter a certeza de que aquilo que foi dito, foi realmente entendido.