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Alimentos Ricos em Gorduras Boas

O mito de que comer gordura faz mal já ficou para trás há muito tempo. Ao contrário do que ainda se divulga, as gorduras são alimentos muito benéficos para nossa saúde. É claro que aqui não estamos falando da gordura trans dos alimentos industrializados, e sim das gorduras naturais saturadas e insaturadas.

Então, deixemos de lado a “gordurofobia”. A seguir, uma lista com alguns alimentos ricos em gorduras boas para você consumir em prol de sua saúde:


Abacate

O abacate é muito saudável. É o tipo de alimento que deveria estar mais presente na alimentação das pessoas. Uma porção de 100 g de abacate contém por volta de 14,6 g de gorduras boas. Aproximadamente 10 g do teor de gordura são provenientes de gorduras monoinsaturadas e quase 2 g correspondem a gorduras poli-insaturadas.



Gema do Ovo

Os ovos são boas fontes de proteína e também gordura. Essa gordura está mais concentrada na gema, que também está repleta de outros nutrientes importantes. A gema do ovo contém ômega-3 na forma de DHA, que é a mesma gordura saudável encontrada nos peixes como o salmão selvagem. O DHA é essencial para melhorar a comunicação entre as células e o sistema nervoso; é boa para o cérebro, para o funcionamento dos olhos e para o controle de gorduras no sangue.






Azeite de Oliva

O azeite de oliva é comumente usado na dieta mediterrânea (a mais recomendada como estilo de vida saudável). O azeite reduz o risco de doença cardíaca e pressão arterial. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas que ajudam na prevenção da Diabetes Tipo 2. Também ajuda no retardo do envelhecimento cardíaco, em conjunto com os antioxidantes que oferecem uma proteção contra a deterioração das células vermelhas do sangue.




Castanhas

Suas melhores apostas para nutrição são amêndoas, castanha do pará, nozes e pistache. As castanhas são ricas em vitamina E, ômega 3, ômega 6, luteína e zeaxantina, que são carotenoides importantes para a saúde dos olhos. Pesquisas mostram que consumidores de castanha estão menos propensos a desenvolver diabetes tipo 2 e têm um risco reduzido de doença cardíaca.






Cacau e Manteiga de Cacau

O cacau faz bem ao coração porque é rico em catequina, flavonoide que inibe as enzimas que elevam a pressão arterial. Além disso, aumenta o fluxo de sangue para as artérias, o que também controla a pressão arterial. O alimento ainda ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e possui poderosos antioxidantes e gorduras boas, essenciais para evitar doenças cardiovasculares.