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8 opções de café da manhã saudável para emagrecer

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã saudável é “a refeição mais importante do dia”, certo? E por boas razões! Como o nome sugere, o café da manhã interrompe o período de jejum noturno. Ele reabastece seu suprimento de glicose para aumentar seus níveis de energia, enquanto fornece nutrientes essenciais para a saúde.


Muitos estudos mostraram os benefícios de comer o café da manhã na saúde. Quando consumido de maneira saudável e consciente, ele melhora os seus níveis de energia e capacidade de concentração a curto prazo e pode ajudar a controlar melhor o peso, reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas a longo prazo.


Apesar dos benefícios do café da manhã para a saúde e bem-estar, muitas pessoas costumam ignorá-lo, por diversos motivos. A boa notícia é que existem muitas maneiras de facilitar a adaptação do café da manhã ao seu dia!


Por que tomar café da manhã é importante?

Quando você de manhã, pode não ter comido por até 10 horas – a menos que você acorde durante a noite para fazer uma boquinha. Por isso, o café da manhã é importante: ele repõe as reservas de energia e te da nutrientes para começar o dia bem.


Energia

A fonte principal de energia do corpo é a glicose. E a glicose é encontrada nos carboidratos que você ingere, como: pão, aveia, frutas, leite. O corpo armazena a maior parte de sua energia como gordura. Mas também armazena glicose na forma de glicogênio, no fígado e nos músculos.


Durante os períodos de jejum (sem comer), como durante a noite, o fígado decompõe o glicogênio e o libera na corrente sanguínea como glicose para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Isso é especialmente importante para o cérebro, que depende quase inteiramente da glicose para obter energia.


De manhã, depois de passar 12 horas sem comer, seus estoques de glicogênio estão baixos. Depois que toda a energia dos seus estoques de glicogênio se esgota, seu corpo começa a quebrar os ácidos graxos (gorduras) para produzir a energia de que necessita. Mas sem carboidratos, os ácidos graxos são apenas parcialmente oxidados, o que pode reduzir seus níveis de energia.


Além disso, comer o café da manhã aumenta seus níveis de energia e restaura seus níveis de glicogênio, prontos para manter seu metabolismo alto durante o dia.


Por fim, pular o café da manhã pode parecer uma boa maneira de reduzir a ingestão geral de energia. Mas estudos mostram que mesmo com uma maior ingestão de energia, quem toma café da manhã tende a ser mais fisicamente ativo pela manhã do que quem não come até o final do dia.


Além disso, tomar um café da manhã saudável te ajuda a ir para o almoço com menos fome e, assim, comer menos!


Vitaminas, minerais e nutrientes essenciais

Os alimentos de um café da manhã saudável são ricos em nutrientes essenciais, como ácido fólico, cálcio, ferro, vitaminas B e fibras. O café da manhã fornece uma grande parte da ingestão total de nutrientes do seu dia. Na verdade, as pessoas que tomam café da manhã são mais propensas a cumprir sua ingestão diária recomendada de vitaminas e minerais do que as pessoas que não tomam.


Vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais só podem ser obtidos com os alimentos. Portanto, embora seu corpo geralmente consiga encontrar energia suficiente para chegar à próxima refeição, você ainda precisa aumentar seus níveis de vitaminas e minerais para manter a saúde e a vitalidade.


Café da manhã aumenta a capacidade intelectual

Se você não tomar café da manhã, pode se sentir um pouco lento e com dificuldade para se concentrar nas coisas. Isso ocorre porque seu cérebro não recebeu a energia (glicose) de que precisa para funcionar. Estudos sugerem que não tomar café da manhã afeta seu desempenho mental, incluindo sua atenção, capacidade de concentração e memória. Isso pode fazer com que algumas tarefas pareçam mais difíceis do que o normal.


Um café da manhã saudável pode reduzir o risco de doenças

Em comparação com pessoas que não tomam café da manhã, aquelas que tomam café da manhã regularmente tendem a ter um risco menor de obesidade e diabetes tipo 2. Além disso, há algumas evidências de que as pessoas que não tomam café da manhã podem ter um risco maior de doenças cardiovasculares.


O café da manhã ajuda você a fazer melhores escolhas alimentares

Pessoas que tomam café da manhã geralmente têm dietas mais saudáveis ​​em geral, têm melhores hábitos alimentares e são menos propensas a sentir fome de lanches durante o dia do que as pessoas que pulam o café da manhã. As crianças que tomam um café da manhã inadequado têm maior probabilidade de fazer escolhas alimentares inadequadas, não apenas pelo resto do dia, mas também a longo prazo.