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8 conselhos infalíveis para uma vida saudável

Atualizado: 19 de fev. de 2021

Ter uma vida saudável e mais feliz parece algo complicado?


Talvez. Cada dia vemos e ouvimos tanta coisa sobre saúde, que achamos que para termos o máximo de energia precisamos comer goji berry, passar lama do Mar Morto no rosto e meditar na Cordilheira do Himalaia.


Mas não precisa ser assim. Na verdade, o segredo de uma vida saudável está na simplicidade. E, sendo assim, deixo aqui meus oito conselhos infalíveis para uma vida saudável.


1. Sol, uma fonte de energia vital

Tome banhos de sol de quinze a trinta minutos por dia, sem protetor solar, de preferência entre nove da manhã e quatros horas da tarde, pois a exposição ao sol é fundamental para a produção de vitamina D, cuja carência está relacionada a diversas doenças, inclusive a osteoporose, já que o organismo necessita desta vitamina para fixar o cálcio.


A exposição a luz solar por apenas alguns minutos no início da manhã é capaz de regular a produção de melatonina à noite, este hormônio é indispensável para um boa noite de sono, pois sem ele o corpo não entende que é hora de dormir.


Tomar sol regularmente ajuda a prevenir a depressão, pois regulariza a produção de diversos hormônios responsáveis pelo bem estar e por uma vida saudável.


O sol é fundamental para a saúde, mas a exposição excessiva ao raios UVA e UVB são nocivos e responsáveis por muitos casos de câncer de pele, por isso, sempre que for permanecer exposto por mais de trinta minutos, especialmente nos horários de sol forte, utilize protetor solar.


2. Sono, nosso momento de recarregar

Tire uma soneca sempre que puder, você nunca sabe quando vai precisar de uma.

Aqui, vale novamente o conselho de se expor á claridade assim que acordar, pois além de espantar o sono, equilibra o nosso relógio biológico ao ritmo circadiano.

Evite exercícios físicos intensos até três horas antes de dormir, pois o corpo precisa de algum tempo para relaxar.


O local em que dormimos precisa estar livre de aparelhos eletrônicos, excesso de estímulos como computador ou televisão. O escuro deve ser total.


Mantenha a regularidade nos horários, e mesmo se algum dia tiver que dormir mais tarde que o habitual, procure manter o mesmo horário ao acordar pra não quebrar o ciclo em que o organismo já está adaptado, pois a cada quebra deste ritmo, o corpo leva um tempo para se readaptar, isso pode gerar insônias e mais dificuldade para despertar.


Cada pessoa tem uma necessidade diferente em relação ao sono, alguns precisam de quatro ou cinco horas por noite, para outros, oito horas é pouco. O mais importante é a qualidade do sono, acordar bem disposto.


Evite excesso de claridade, computador e até mesmo a luz do celular pelo menos duas horas antes de ir dormir, isso atrapalha a produção de melatonina, resultando em insônia ou noites mal dormidas, agitadas.


3. Água, fonte de vida saudável

A necessidade real de água que precisamos para manter as células hidratadas é subestimada. Dois litros de água por dia é pouco, é o mínimo para não desidratarmos, o ideal é em torno de três a quatro litros para uma vida saudável.


Muitas pessoas vivem constantemente desidratadas, sofrendo seus efeitos como dor de cabeça, indisposição, náuseas… a desidratação grave mata, mas a leve acaba passando despercebida pelas pessoas ou sendo associada a outros problemas de saúde.


A melhor água é a filtrada ou purificada, a água mineral nunca deve ser a única fonte de água, pois pode causar excesso de algum mineral no organismo.


Nunca tome um volume de água muito grande em pouco tempo, isso pode ser fatal e é chamado de hiponatremia. A maioria dos casos foram de atletas, e não estamos falando de dois copos de água de uma vez, mas de litros em questão de minutos.


4. Esportes e atividades físicas

Exercício tem que ser igual a prazer, não a sofrimento.