• Assessoria de Comunicação

7 Formas de ajudar a preservar o meio ambiente

Atualizado: 23 de mar. de 2021

A preservação do meio ambiente depende do envolvimento de toda a sociedade. Deve ser uma preocupação dos governos e dos cidadãos.



Os governos devem criar políticas públicas de preservação e de proteção ambiental, além de investir na educação da população para a conscientização da importância do cuidado com o meio ambiente.


Da mesma maneira, todos os cidadãos devem estar conscientes de suas atitudes, sabendo que é necessário cuidar de pequenos atos que, somados, podem fazer muita diferença. Conheça agora algumas medidas simples que podem ser adotadas para ajudar na preservação do meio ambiente.


-------


1. Economizar água

A água é um recurso natural que pode acabar caso não seja economizado, principalmente a água potável, que corresponde a apenas 3% de toda água existente na Terra.


A adoção de medidas simples pode ser muito eficaz para reduzir o gasto de água e preservar este recurso fundamental para a sobrevivência dos seres vivos e para a preservação do meio ambiente.


Para diminuir o consumo de água podem ser adotadas medidas como: tomar banhos mais curtos e não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes e lavar a louça. Também é possível fazer a recolha e o reaproveitamento da água da chuva e da água utilizada em máquinas de lavar roupas.


Medidas simples podem ser muito eficientes para economizar água.


-------


2. Não jogar lixo na rua

Jogar lixo na rua é uma prática que causa muitos danos ao meio ambiente.


Além de sujar as cidades, o lixo que é jogado nas ruas pode ficar acumulado em bueiros e esgotos. Como consequência disso, quando há chuva o risco de enchentes pode aumentar, já que é por estas saídas que a água da chuva deve ser escoada.


O lixo deixado nas ruas também pode ser levado até rios, córregos, oceanos e nascentes de água, causando a morte de peixes e de outros animais, além da poluição das águas. Além disso, ele pode causar a proliferação de ratos e de outros animais que podem transmitir doenças aos seres humanos, como a leptospirose e a hantavirose.


Para evitar este problema, procure depositar o lixo nos lugares que realizam o descarte no local correto para evitar maiores danos ao meio ambiente.


-------


3. Diminuir o uso do carro

O fluxo de automóveis contribui muito para a poluição do ar em razão dos gases poluentes que são liberados pela queima de combustível, principalmente o gás carbônico.


A emissão desses gases poluentes deve ser reduzida ao máximo, pois eles têm muita influência sobre o aumento do aquecimento global e do efeito estufa.


Encontrar formas de diminuir o uso de carros é uma maneira eficiente de ajudar a reduzir a poluição atmosférica. Algumas alternativas são: usar mais os serviços de transporte público, fazer trajetos a pé ou de bicicleta e participar de sistemas de rodízio de caronas.


-------