• Assessoria de Comunicação

7 dicas sobre como fazer bom uso dos grupos do Facebook

Os grupos do Facebook quando usados corretamente, podem aumentar o tráfego do site, aumentar as vendas, expandir a base de fãs e aproveitar melhor os clientes em potencial.

Grupos do Facebook existem há muito tempo, mas nem todas as empresas exploram ou até mesmo podem explorar seu potencial.


Antes de decidir trabalhar com grupos do Facebook, considere os seguintes pontos:


1 – Análise inicial

Antes de começar a usar grupos, é necessário primeiro fazer algumas análises. As funções dos grupos do Facebook são bastante funcionais, mas independentemente do tipo de negócio que você está fazendo, é crucial mapear a situação.


Acessando o Facebook na caixa de pesquisa, você pode escrever um tópico do seu interesse, clicar na caixa de grupo e começar a explorar a existência de grupos usando palavras-chave e de determinados segmentos e assuntos.


Muitos grupos podem ter até dezenas ou centenas de milhares de membros, o que representa um enorme potencial para a empresa alcançar pessoas até internacionalmente.


Alguns grupos são públicos e podem ser acessados sem aprovação, mas muitos são privados e requerem aprovação do administrador. Depois de entrar no grupo, você deve ler os termos e regras do grupo, pois nem todos os grupos permitem postagens comerciais e seu conteúdo pode ser removido do grupo e até mesmo poderá ser banido.


Da mesma forma, publicar postagens com muita frequência em vários grupos ao mesmo tempo pode ser sinalizado como spam pelos membros do grupo, e sua postagem pode ser temporariamente banida. O Facebook não especifica um limite para isso.


Por esse motivo, é necessário investir muito tempo na análise e não subestimá-la. Após um estudo aprofundado, escolha grupos apropriados para o seu negócio e segmente apenas alguns para usar na estratégia da sua divulgação.


2 – Comunicação com o público-alvo

A grande vantagem dos grupos do Facebook é que há um grande número de usuários com foco em um tópico em um só lugar. É mais fácil se envolver em uma comunicação aberta com os membros do grupo e desenvolver uma conversa com eles, seja com sua postagem ou com a deles, você pode comentar as contribuições de outros membros e conhecer seu produto ou serviço.


Uma página do Facebook é considerada uma plataforma de comunicação unidirecional. Os grupos do Facebook, por outro lado, possibilitam a conexão efetiva com os membros, são uma fonte fácil de informações sobre o público-alvo, o interesse e as necessidades dos usuários.


Nem sempre você não pode participar de grupos do Facebook através de uma página do Facebook, pois a maioria dos grupos tem restrição para entrada e aprovação de páginas. Então na maioria deles apenas será possível participar através de um perfil do Facebook.


3 – Grupos existentes

Como mencionado anteriormente, já pode existir grupos do Facebook em seu mercado e segmento. Nesse caso, basta selecionar alguns mais apropriados, solicitar a entrada e começar conversas com os membros do grupo.


O público-alvo já foi criado em um grupo existente e você está usando uma fonte com perfil de clientes em potencial. Enquanto isso, antes de criar seu próprio grupo, você pode interagir com os membros do grupo já criados.


4 – Novos grupos

A participação de grupos existentes o ajudará a promover sua marca, produto e negócios, mas você deve jogar de acordo com as regras de outras pessoas.


Se você configurar seu próprio grupo, seu gerenciamento dependerá inteiramente de você e você poderá usá-lo como achar melhor. Construir um grupo com muitos membros não é fácil, mas com esforço e paciência vale a pena, pois os resultados podem ser muito bons.


Você pode se concentrar em tópicos mais amplos e em diferentes setores, como moda, esportes, marketing ou eventos. Os grupos também podem ter um tema mais restrito. Você pode convidar membros de seus contatos e páginas de fãs para um novo grupo, mas as pessoas também costumam procurar grupos de acordo com seus interesses e recomendá-los aos seus amigos.


Antes de começar a criar seu grupo no Facebook, você precisa decidir por que e como usá-lo.


Ao criar um grupo, você pode configurá-lo como:

Público – nele qualquer pessoa pode ver as atividades de todos os membros

Fechado – qualquer pessoa pode encontrar este grupo, mas apenas membros podem ver postagens

Secreto – apenas membros adicionados podem participar do grupo e visualizar suas postagens

Para criar um grupo no Facebook acesse o endereço: https://www.facebook.com/groups


Os grupos do Facebook oferecem muitas ferramentas para configurar e gerar muitos resultados aos administradores e participantes.


Se você deseja aumentar o engajamento, a melhor opção é o grupo público, onde todos podem participar. Se você deseja criar um grupo como suporte ao negócios do cliente, é melhor um grupo fechado. Grupos secretos são bons para membros de sua equipe ou funcionários de diferentes afiliados. Um grupo do Facebook também é uma boa ferramenta para criar sua própria comunidade.


Também é necessário escolher o tipo correto de grupo de acordo com o qual o Facebook o classificará e exibirá nos resultados da pesquisa.


Após selecionar o tipo de grupo, conclua as configurações como descrição, tags, local e insira o endereço da Web e de e-mail. Depois de criar um novo grupo, escreva algumas postagens para que os novos membros tenham algo a ler e para que o grupo tenha valor interessante para eles.


5 – Exibindo postagens

Um dos benefícios significativos do uso de grupos é que suas postagens são mostradas em vários canais, independentemente do feed de notícias, onde é cada vez mais difícil se tornar visível.


As postagens dos grupos do Facebook também aparecem nas notificações do usuário, que poderão acessar o grupo e consumir o conteúdo postado.


Muitos usuários são membros de vários grupos e nem todos se tornam indispensáveis ​​para eles. Seu objetivo deve ser garantir que o seu grupo agregue valor ao usuário e o seu grupo permaneça entre os favoritos dele.


6 – Convide novos membros

Se você é proprietário, administrador ou moderador de um grupo no Facebook, você pode convidar novos membros para o seu grupo usando o seu perfil e até mesmo páginas que é administrador.


Outras maneiras de convidar as pessoas para grupos:

▪ Adicionar no site, blog ou loja virtual um convite por meio de um banner para as pessoas entrarem no grupo. ▪ Enviar informações sobre a criação de um grupo por meio de uma newsletter para todos os seus contatos. ▪ Compartilhar um link para um novo grupo em todas as plataformas de mídia social nas quais você está ativo.


7 – Estratégia de conteúdo

Antes de lançar um novo grupo, é necessário definir uma estratégia de conteúdo de longo prazo que suporte a meta do grupo. O objetivo é alcançar novos clientes ou um grupo de clientes que já comprou seu produto ou serviço. O tipo de conteúdo dependerá disso. Pode ser inspirador, educacional, divertido ou convidativo para se envolver.


As contribuições devem gerar a interação entre seu conteúdo e os membros do grupo.

Tutoriais – são uma ótima maneira de atrair usuários.

Testes – eles são divertidos para os membros e podem ser uma ferramenta para coletar dados para você.

Pesquisas – ajudarão você a obter novas ideias de conteúdo.

Perguntas e respostas ao vivo – perguntas e respostas ao vivo se tornaram muito populares em muitos grupos.

Desafios – tornaram-se uma atividade popular dentro de grupos. Faça um desafio e convide os membros para participar. Os desafios também podem ser diários e permitem que os membros publiquem informações sobre um tópico específico; por exemplo, você pode solicitar aos membros que publiquem fotos do seu produto ou empresa.


Os grupos do Facebook são uma ferramenta complementar muito eficaz para aumentar o envolvimento. Não importa se você escolhe uma nova estratégia de grupo, grupos existentes ou uma combinação de ambos. Os grupos do Facebook são acessíveis a todos e grátis.


Use os grupos para gerar resultados, não se esqueça que o grupo do Facebook não deve ser apenas sobre sua empresa, negócio ou projeto, mas deve agregar valor aos seus membros.


Fonte: Share

5 visualizações
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade