• Assessoria de Comunicação

6 melhores chás para dormir e combater a insônia

Atualizado: Mai 7


Os chás que ajudam a dormir são uma opção natural e simples para ajudar no tratamento da insônia, especialmente nos casos em que a dificuldade para dormir acontece por excesso de estresse ou consumo recorrente de substâncias estimulantes, como álcool, cafeína ou nicotina, por exemplo.


A maior parte dos chás para dormir atuam no sistema nervoso central e, por isso, é importante que sejam consumidos 30 a 60 minutos antes de dormir para permitir que tenham tempo para relaxar o corpo e a mente. No entanto, é importante que junto com o consumo dos chás também seja feita uma rotina de sono saudável, para potenciar o efeito relaxante. Confira 8 passos para criar uma rotina saudável antes de dormir.


Os chás para dormir podem ser utilizados individualmente ou em mistura de 2 ou 3 plantas. Uma das misturas mais utilizadas é a de valeriana com passiflora, por exemplo. O ideal é aumentar 250 ml de água por cada planta adicionada ao chá.


1. Chá de camomila


O chá de camomila é popularmente utilizado para acalmar, sendo indicado em situações de estresse, mas também de insônia. De acordo com alguns estudos científicos, esta planta parece, de fato, ser bastante eficaz para induzir o sono, já que demonstra ter propriedades sedativas. Embora não se conheça o mecanismo de ação exato, acredita-se que atue nos receptores benzodiazepínicos, que diminuem a ação do sistema nervoso.


Além disso, o vapor liberado pelo chá de camomila, quando inalado, também tem demonstrado ser capaz de reduzir os níveis de estresse.


Ingredientes

  • 1 punhado de flores frescas de camomila;

  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Passar as flores por água e secar usando uma folha de papel toalha. Depois colocar as flores na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Por fim, coar, deixar amornar e beber.


Depois de colhidas, as flores de camomila podem ser guardadas na geladeira por até 2 dias, sendo apenas recomendado colocá-las no interior de um recipiente fechado.


A ingestão do chá de camomila deve ser evitada em grávidas e crianças, especialmente sem orientação de um médico.


2. Chá de valeriana


O chá de valeriana é outra das opções mais estudadas para ajudar no tratamento da insônia e ajudar a dormir melhor. De acordo com várias investigações, a valeriana libera substâncias aumentam a quantidade de GABA, que é um neurotransmissor responsável por inibir o sistema nervoso, ajudando a relaxar.


De acordo com alguns estudos, quando usada no tratamento da insônia, a valeriana parece aumentar o tempo de sono, assim como diminuir o número de vezes que se acorda durante a noite.


Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz de valeriana seca;

  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo


Colocar a raiz de valeriana na água fervente e deixar repousar entre 10 a 15 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 30 minutos a 2 horas antes de dormir.

O chá de valeriana deve ser usado com cuidado em grávidas e pessoas com problemas no fígado.


3. Chá de erva-cidreira


À semelhança da camomila, a erva-cidreira é outra planta muito indicada tradicionalmente para tratar excesso de estresse e insônia. De acordo com algumas investigações feitas, a planta parece evitar a degradação de GABA no cérebro, o que potencializa o efeito deste neurotransmissor que tem como principal função relaxar o sistema nervoso.


Ingredientes

  • 1 colher de folhas secas de erva-cidreira;

  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo


Adicionar as folhas numa xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 30 minutos antes de dormir.


O chá de cidreira deve ser evitado durante a gravidez e lactação.


4. Chá de passiflora


A passiflora é a flor da planta do maracujá e que, segundo vários estudos, apresenta excelente ação relaxante do sistema nervoso, ajudando a tratar estresse e ansiedade, mas também podendo ser um ótimo aliado para o tratamento da insônia.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de passiflora ou 2 colheres de folhas frescas;

  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de passiflora numa xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 30 a 60 minutos antes de dormir.

O chá de passiflora não deve ser ingerido na gravidez, nem por crianças com menos de 12 anos. Além disso, seu consumo pode interferir com o efeito de alguns medicamentos, como a aspirina ou a varfarina, sendo importante consultar um médico caso se esteja utilizando algum tipo de medicamento.

5. Chá de erva-de-são-joão

A erva-de-são-joão, também conhecida como hipericão, é uma planta muito utilizada para tratar estados depressivos, mas que também pode ser usada para ansiedade e insônia. Isso porque, a eva-de-são-joão, possui substâncias como a hipericina e a hiperforina, que atuam a nível do sistema nervoso central, acalmando a mente e relaxando o corpo.


Ingredientes


  • 1 colher (de chá) de erva-de-são-joão seca;

  • 1 xícara (250 ml) de água fervente.


Modo de preparo


Colocar a erva-de-são-joão para repousar na xícara de água fervente por 5 minutos. Por fim, coar, deixar amornar e beber antes de dormir.


6. Chá de alface


Embora possa parecer estranho, o chá de alface tem demonstrado um forte efeito sedativo e relaxante para bebês. Dessa forma, este chá é considerada uma opção segura para usar em crianças com mais de 6 meses. Além disso, este chá também pode ser usado na gravidez.


Ingredientes


  • 3 folhas de alface picadas;

  • 1 xícara de água.

Modo de preparo


Ferver a água junto com as folhas de alface por 3 minutos. Depois, coar, deixar esfriar e beber durante a noite.


Fonte: Tua Saúde

30 visualizações0 comentário