• Assessoria de Comunicação

6 dicas para economizar água e energia



Que todo mundo gosta de ganhar desconto ou pagar menos em algum produto ou serviço não é nenhuma novidade. Por isso, separamos 6 dicas para economizar água e energia elétrica para colocar em prática agora mesmo. Com essas dicas, ficará mais fácil dar aquela aliviada no orçamento na hora de pagar as contas do mês.


Economizar água e energia não é bom e importante apenas para a preservação do meio ambiente. Reduzir esses gastos nas tarefas de casa também ajuda muito o seu bolso


1 – Tome banhos rápidos

Sabemos que tomar banho é uma atividade relaxante. Mas lembre-se de que um banho de 15 minutos chega a gastar 135 litros de água. Por outro lado, um de 5 minutos chega a gastar 45 litros.


2) Feche a torneira quando não estiver usando

Essa atitude simples te ajuda a economizar 12 litros de água ao escovar os dentes e fazer a barba.


Já lavar a louça com a torneira meio aberta pode chegar a gastar mais de 100 litros de água. Então retire toda a sujeira em excesso, ensaboe e só depois enxágue os pratos, copos e talheres.


3 – Reutilize água

Se você lavar a calçada ou quintal com mangueira, poderá gastar em 15 minutos mais de 279 litros de água. Para fazer a limpeza, reutilize a água da máquina de lavar, além de contar com a ajuda da boa e velha vassoura.


4 – Fique de olho em torneiras pingando e vazamento de canos

Os pequenos desperdícios podem aumentar muito a conta e afetar o seu orçamento. Arrume as torneiras para que não fiquem pingando. E sempre fique atento a vazamentos nos canos. Além de economizar água, isso te ajuda a não ter que passar por uma reforma maior, se houver uma infiltração.

Economizar energia elétrica

Com a falta de chuva no país, a conta de energia vem aumentando cada vez mais. Por isso, é preciso ficar atento a bandeira tarifária e também aos gastos desnecessários de energia. Confira as seguintes dicas para te ajudar a poupar:


5 – Iluminação

Pinte as paredes com cores claras, isso faz o ambiente parecer mais iluminado;

Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED, que são mais econômicas, além de iluminar e durar mais;

Não se esqueça de apagar a luz quando sair de um ambiente. E nada de ficar brincando de acender e apagar a luz.


6 – Eletrodomésticos

Junte o máximo de roupa suja antes de colocar na máquina. Isso evita tanto o desperdício de água quanto o trabalho da máquina.

Acumule o máximo de roupas possível para passar, evitando ligar o ferro de passar várias vezes durante a semana. E lembre-se de começar com as peças mais pesadas, deixando as mais simples para o final, que podem ser passadas com o ferro já desligado, mas ainda aquecido.


Para poupar o motor da geladeira, faça o degelo com frequência, mantenha o fogão longe. E nada de colocar roupa na parte de trás da geladeira, isso só sobrecarrega o motor.

Aproveite a hora de dormir e tire da tomada tudo que está em ‘‘stand-by’’. Ou seja, aqueles aparelhos que estão desligados, mas ainda estão com a luz acesa. Alguns deles são: micro-ondas, computadores, aparelhos de som e televisão.


Com atitudes simples, além de preservar o meio ambiente, conseguimos preservar o nosso orçamento de gastos além da conta.


Fonte: Serasa



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo