• Assessoria de Comunicação

5 práticas inspiradoras para a Educação Infantil

Selecionamos atividades que desenvolvem diferentes conceitos e habilidades para replicar com os pequenos ou inspirar novas práticas no seu planejamento


O contato com experiências realizadas por professores e coordenadores pedagógicos pode ajudar não só a inovar o repertório, mas também ampliar as percepções sobre diferentes materiais, formas de desenvolvimento e observação.


As práticas contêm explicações sobre a proposta, destacando os objetivos, conceitos trabalhados e as competências e habilidades desenvolvidas nela. Há indicações também de estratégias, registros e atividades a serem desenvolvidas, além de referências bibliográficas para quem quer saber mais sobre a temática abordada. Selecionamos cinco experiências que podem ser replicadas com a sua turma ou então inspirar a elaboração de outras atividades:


1. Um dicionário virtual feito pelas crianças. Os pequenos já nasceram em contato com a tecnologia. Que tal levá-los para a sala de informática para trabalharem os nomes próprios? Essa atividade tão comum à pré-escola pode ganhar um novo formato e atrair ainda mais a atenção da turma.


2. Práticas para exercitar a imaginação das crianças. Que criança não gosta de colocar a mão na argila, brincar de faz de conta, explorar materiais diversos e construir objetos a partir deles, repensando o uso do que é cotidiano e se apropriando de formas criativas?


3. A arte da reinvenção. As experiências sensoriais têm um papel importante nos percursos de desenvolvimento dos pequenos. Para trabalhar esse ponto, a atividade sugere conectar a sensibilidade das crianças à esfera artística a partir da arte contemporânea, por sua pluralidade.


4. Vamos brincar de fazer de conta. Este poderoso instrumento de desenvolvimento da capacidade imaginativa e criativa da criança ajuda também a desenvolver a linguagem verbal e interação com os colegas. Os materiais usados nessa prática podem ser bem diversos e o professor pode começar por itens já disponíveis na sua sala.


5. A turma vai pôr a mão na argila. A argila é um material muito flexível para criar formas reais e imaginárias. Além de modelar, é possível combiná-la com pintura e desenho. Veja o que você precisa para colocar essa ideia de pé e o que observar no desenvolvimento da atividade.


Fonte: Nova Escola

0 visualização0 comentário
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade