• Assessoria de Comunicação

5 dicas simples para reduzir o valor da conta de energia elétrica

O Brasil está vivendo uma situação completamente atípica nestes últimos anos. Como consequência dos problemas com a falta de chuva e o contínuo desperdício de água por grandes produtores e boa parte da população, os reservatórios hídricos de três importantes regiões do país (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) estão passando por um período de escassez jamais alcançado anteriormente. Esta diminuição do volume de água disponível para a população atinge não somente aquilo que seria utilizado para abastecimento hídrico das cidades destes Estados, mas também a produção de energia de todo o país, já que a maior parte dela é feita por hidroelétricas.


A consequência disso tudo nós brasileiros já conhecemos bem, que é o aumento das contas de água e luz pelo resto do ano. As ações que devem ser realizadas para controle do consumo de água já são divulgadas e conhecidas por toda população, mas você sabe o que fazer para economizar mais energia e também diminuir o valor da sua conta de luz? No post de hoje vamos compartilhar com você cinco dicas simples e fáceis de introduzir na sua rotina para diminuir seus gastos mensais com energia.

1 – Tire os aparelhos da tomada

Você tem o hábito de deixar tudo ligado na tomada? Ou então não gosta de colocar o computador para desligar, simplesmente para não ter problemas quando religá-lo novamente? Talvez seja a hora de repensar sua relação com estes aparelhos. Tudo que você deixa em stand by na sua casa (a TV, o DVD, o computador, o rádio e todos aqueles aparelhinhos que ficam com uma luzinha acessa quando você “desliga”) estão gastando muita energia.

Retirar da tomada quando não estiver utilizando algum deles, pode ser uma ótima ajuda para reduzir drasticamente a sua conta de luz. Outras estratégias relacionadas a tomadas, também podem te ajudar a economizar energia como, por exemplo, não deixar carregadores conectados nos plugs das tomadas, evitar o uso de benjamins e não deixar aparelhos já carregados ligados na tomada.

2 – Mude o chuveiro para o modo verão