• Assessoria de Comunicação

4 Fundamentos para ter no sucesso na sua carreira

O plano de carreira é fundamental para ter um planejamento da jornada profissional que você percorrerá ao longo da sua vida. Confira 4 fundamentos para ter sucesso no seu plano de carreira.



O planejamento de carreira não é algo que você faz uma vez e depois esquece. É importante realizar pelo menos uma vez ao ano. Afinal, tudo muda: você, o mercado de trabalho e suas necessidades.


Você deve pensar em si mesmo não como um funcionário, e sim como um negócio com um produto para vender e criar uma estratégia para comercializar seu valor no local de trabalho. Pode parecer difícil, mas não é.


O que é o plano de carreira?

O plano ( ou planejamento) de carreira é um mapeamento que você faz sobre a sua vida profissional. Quais são os seus objetivos profissionais? O que você quer fazer? O que você irá estudar para alcançar esses objetivos? Como você irá executar esse plano? Quais os próximos passos?

Ele serve justamente para trilhar com clareza a sua jornada sem tantos percalços, e assim, pouco a pouco, te ajudar a aproximar dos seus objetivos.


Há três elementos-chave para realizar o planejamento de carreira: autoconhecimento, objetivos e estratégia.


O autoconhecimento serve para você entender o seu momento e o que quer na sua vida profissional (assim como nas demais áreas). Se você não souber o que quer, será muito difícil prosseguir com o planejamento de carreira.


Já os objetivos são os “ouros” que você deve alcançar por meio das estratégias. Por exemplo: “quero ser um profissional de mídias sociais (objetivo) e para isso preciso estudar curso X e Y e conseguir um contato de alguém na área para me mentorar (estratégias)”.


Como ser bem-sucedido no planejamento de carreira?


1. Estude

Apenas o estudo te levará aos objetivos que você quer alcançar. Por isso, pesquise quais são os cursos e certificações necessários para chegar lá e planeje-se nessa parte também.


Precisará de investimento? Quanto? Terei de fazer um extra? Há formas de fazer o curso por bolsa de estudo? Dá para estudar por conta própria?


Faça um bom mapeamento para você não dar um passo maior que o seu pé pode dar.


2. Estabeleça metas de carreira

Embora você possa ter sucesso em sua carreira sem estabelecer metas, você pode ter ainda mais sucesso com a definição de algumas.


Quais são suas metas de carreira de curto (dentro de 1~2 anos), médio (3~5 anos) e longo prazo (dentro de 5 a 10 anos)?


Você provavelmente já conhece as metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo determinado). Sempre anote-as e compartilhe essa lista com alguém. Isso ajudará você a criar um senso de responsabilidade.


Outra grande parte do planejamento de carreira é revisar e ajustar esses objetivos regularmente. E claro, desenvolver novos objetivos assim que você atingir os objetivos anteriores.


Portanto, toda vez que você se sentar para uma sessão de planejamento de carreira, divida esta lista e revise-a. Assim, seu plano de carreira poderá ser atualizado da melhor forma possível.


3. Aproveite e aprenda com os outros