• Assessoria de Comunicação

4 dicas para tornar o seu dia a dia no trabalho mais feliz

Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida. A frase motivadora, atribuída ao pensador chinês Confúcio (551 a.C - 479 a.C.), costuma ser repetida por coaches no mundo inteiro. Hoje em dia, porém, sabemos que não é bem assim. Porque, além de nem sempre ser possível escolher o emprego ideal, chefes e funcionários estão sujeitos a fatores externos, que vão muito além da dedicação pessoal.



Ainda assim, de acordo com Lúcia Neves, gerente de recursos humanos da Adecco, que presta consultoria de RH em cerca de 70 países, os valores pessoais influenciam --e muito -- a satisfação profissional. "Não basta focar apenas na carreira. Além de buscar uma empresa com valores em que você acredita, ter um chefe que inspira e um ambiente que acolhe também são fatores importantes", destaca.


Nem tudo depende dos gestores, claro. Algumas atitudes que estão ao alcance tanto de patrões quanto de funcionários podem tornar o dia a dia na empresa mais leve --e no home office também! Veja o que você pode fazer, então, para chegar lá.


1. Pratique a empatia

Saber se colocar no lugar dos colegas é a primeira lição para ter um bom relacionamento, seja pessoal ou profissional, todo mundo sabe. Mas no mundo corporativo isso pesa mais, uma vez que ele reúne pessoas com histórias e perfis diversos.


"Mesmo na correria, até mesmo para enviar um e-mail, é preciso 'calçar o sapato' do outro para saber como ele irá receber aquela mensagem", exemplifica Neves. Isso é ainda mais importante quando se está em home office, e o contato com os colegas passa a ser online. E em tempos de polarização, isso também significa relevar as diferenças. Sejam de política, religião ou orientação sexual.