• Assessoria de Comunicação

30 atividades para ocupar as crianças

Novos desafios e possibilidades aparecem no interior dos nossos lares, com a convivência mais contínua entre esposos, irmãos, pais e filhos.


O distanciamento social está longe de ser aquilo que sonhamos, mas é a melhor forma que temos, como sociedade, de evitar que a pandemia do coronavírus se torne uma catástrofe, diante dos limites de nosso sistema de saúde.


Enquanto isso, novos desafios e possibilidades aparecem no interior dos nossos lares, com a convivência mais contínua entre esposos, irmãos, pais e filhos. Entreter as crianças, por exemplo, não é fácil – mas o Sempre Família está aqui para ajudar.


De maneira geral, não deixe de atentar a três aspectos importantes para a convivência entre pais e filhos neste tempo de isolamento: programe-se para, todos os dias, dedicar um tempo de qualidade para estar com a criança; insira-a na organização da casa, delegando pequenas tarefas, de acordo com a sua idade, e mostrando que ela tem a sua corresponsabilidade nesta nova rotina; e cuide para que a facilidade do entretenimento audiovisual não faça com que os dias da criança sejam transcorridos diante das telas da televisão, dos tablets e dos smartphones.


----------


Dia 1


- Missão impossível: estenda barbantes por um cômodo e peça para a criança tentar passar pelo meio deles sem tocá-los – como naqueles filmes em que o herói não pode deixar o alarme disparar. Registre o tempo que ela leva e a incentive a quebrar seus próprios recordes!


- Convide a criança para assistir ao filme O Pequeno Príncipe (disponível na Netflix) e depois leiam juntos o clássico de Antoine de Saint-Exupéry que inspirou o filme. Só se vê bem com o coração!


- Dia da dobradura! Separe algumas folhas de papel, pesquise no Google algumas ideias legais de dobradura, faça as primeiras junto com a criança e depois deixe ela mandar ver!


----------


Dia 2


- Cama-de-gato: você se lembra dessa brincadeira? Arranje um bom barbante, refresque a memória com a ajuda do Google e ensine à criança!


- Mostre para a crianças as músicas que você ouvia na sua adolescência ou juventude. Pergunte a opinião dela e procurem por um gosto musical em comum.


----------


Dia 3


- Aventure-se a fazer pão caseiro e peça a ajuda da criança. Faça com que ela repare nas propriedades de cada ingrediente e ponha a mão na massa – depois de lavar bem as mãos!


- Jogo das sílabas: prepare vários pedacinhos de papel com sílabas diferentes. A brincadeira é formar palavras com elas. O jogo pode ficar mais desafiador se em cada rodada se separar aleatoriamente apenas uma parte dos papeizinhos para ser usada.


- Você já deve ter visto aquele gráfico com a curva dos infectados pelo coronavírus, que mostra a necessidade de manter essa curva dentro da capacidade do sistema de saúde. Explique esse gráfico para a criança, ressaltando a importância de ficar em casa nesses dias, e peça para ela desenhá-lo.


----------


Dia 4