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18 dicas de como ter saúde mental e melhorar sua qualidade de vida

Você anda com a cabeça cansada, desanimado, sentindo-se meio perdido e triste? Então está na hora de começar a olhar para a sua vida e entender o que precisa ser modificado! Nesse artigo você vai conferir dicas infalíveis de como ter saúde mental e melhorar a sua qualidade de vida. Confira! 


Basta olhar ao seu redor, ou o feed de suas redes sociais, para notar que está se tornando menos tabu falar abertamente sobre terapia e doença mental. 


Há celebridades comentando sobre o assunto, diversas páginas dedicadas à motivação e bem estar, amigos relatando como estão lidando com seus “fantasmas” diários. Todos os sinais apontam para o fato de que estamos priorizando o autocuidado, e isso é incrível.

Mas, quando se trata de realmente estar mentalmente bem, estamos um pouco confusos quanto ao que fazer. Não é que faltem estratégias de autocuidado por aí, mas nem todo mundo tem tempo e dinheiro para gastar em um retiro de bem-estar ou terapia com cavalos ou cristais que podem ou não relaxar.


Para ajudá-lo a se sentir melhor, selecionamos algumas maneiras simples, mas impactantes, de cuidar da sua saúde mental, para que ela se torne algo real e não apenas algo sobre o que falamos em nossas redes. Continue lendo!


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Saúde mental – uma questão de saúde pública


O alto número de relatos envolvendo transtornos mentais é alarmante. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é um transtorno mental comum e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, estima-se que 300 milhões de pessoas são afetadas por essa condição. 


De acordo com a OMS, a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos e, até 2020, será a doença mais incapacitante do planeta. O Brasil é campeão de casos na América Latina, com quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas atingidas. 


Como demonstram os dados, a saúde mental é um assunto a ser levado a sério. Um quadro de depressão deve ser tratado adequadamente, por profissionais capacitados e, se houver necessidade, com a medicação correta.


Entretanto, por mais estressantes que sejam nossas vidas, podendo gerar vários tipos de transtornos, existem algumas mudanças simples no dia a dia capazes de evitar o surgimento de doenças como a depressão.


No tópico a seguir você vai conferir como ter saúde mental e melhorar a sua qualidade de vida, com algumas dicas fáceis de implementar em sua rotina.


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Dicas de como ter saúde mental


Boa saúde mental é mais do que apenas a ausência de doença. Aqui estão 18 dicas para trabalhar a sua mente. Acompanhe!


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1. Construa bons relacionamentos



Ter boas relações com outras pessoas é o fator mais importante que contribui para uma sensação de bem-estar. Isso pode incluir familiares, amigos, colegas de trabalho e outras pessoas da comunidade.

 

Investir tempo e energia em seus relacionamentos pode levar a grandes benefícios para todos os envolvidos.


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2. Exercite-se e mantenha-se saudável


Uma boa saúde física está relacionada a uma melhor saúde mental, o exercício físico regular gera sensação de bem-estar, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade.


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3. Desenvolva a gratidão: Tente manter um diário de gratidão e anote três coisas positivas que aconteceram a cada dia. Isso pode levar ao aumento do bem-estar. 


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4. Identifique e use seus pontos fortes: Todos nós temos diferentes pontos fortes e fracos, mas descobrir no que você é realmente bom e usar esses talentos pode aumentar o seu bem-estar. 


Além disso, usar seus pontos fortes para ajudar os outros ou contribuir para a comunidade cria um senso de significado e propósito.


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5. Crie um estado de fluxo: Fluxo é o estado de estar tão envolvido em uma atividade agradável que você perde a noção do tempo. 


Isso geralmente acontece quando o nível de desafio é o certo para o seu nível de habilidade e pode acontecer durante o trabalho, hobbies, atividades criativas ou artísticas e esportes. 


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6. Valorize-se: Mime-se com gentileza e respeito e evite a autocrítica. Arranje tempo para seus hobbies e projetos favoritos ou amplie seus horizontes. 


Faça um jogo de palavras cruzadas diariamente, plante um jardim, faça aulas de dança, aprenda a tocar um instrumento ou a se tornar fluente em outro idioma.


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7. Seja solidário: Dar a sua contribuição para a comunidade, por menor que seja, aumenta o bem-estar social. Pode ser através do seu próprio trabalho, do voluntariado ou até mesmo ajudando um vizinho ou realizando pequenos atos de bondade em seu dia a dia. 


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8. Olhe para a sua espiritualidade: Para algumas pessoas, estar envolvido em práticas espirituais ou religiosas pode melhorar o bem-estar, ajudar a lidar com o estresse e reduzir os sintomas de doenças mentais. 


Isso pode incluir pertencer a uma comunidade de fé, meditação, oração, atenção plena ou práticas como Yoga e Tai Chi.


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9. Descanse sem sentir culpa: Dê a si mesmo permissão para ter um dia de autocuidado quando achar necessário. Você sabe quando precisa de descanso e sabe também que será mais produtivo depois que fizer isso. Então, por que se sentir culpado? 



Tente pensar nesse descanso como uma medicina preventiva. Tirando um dia para relaxar e recarregar agora, você está dando ao seu corpo algum tempo para se recuperar, o que pode ajudar a prevenir um dia de doença no futuro.



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10. Faça outra coisa antes de dormir além de Netflix: Se você perdeu a noção de mais noites do que pode contar assistindo à séries e se levantando cansado e atrasado no outro dia, experimente não assistir TV antes de dormir por uma semana e veja o que acontece.


Use esse tempo para ler, colorir, ligar para a sua mãe, tomar banho, seja o que for. 


Para muitas pessoas, a distração com uma boa série pode ser um mecanismo de enfrentamento terapêutico, o que é ótimo, mas é útil encontrar outras ferramentas para se acalmar no final do dia. E, de preferência, uma que não vá mantê-lo acordado até às 2h da manhã.


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11. Quebre a rotina: Pense em coisas que você só faz quando está de férias e tente injetar um pouco disso em sua vida diária.


Nós tendemos a relaxar mais em tudo quando estamos de férias. E se pegássemos um pouquinho dessa “leveza” e fizéssemos dela a regra e não a exceção? 


Isso significa mudanças bobas, como ignorar a academia para fazer uma corrida simples no parque, comer alguma besteira no meio da semana, colocar o telefone no modo avião entre as 22h e 7h da manhã, etc. 


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12. Separe cinco minutos do seu dia para meditar: Sim, a meditação parece ser algo que somente os professores de yoga fazem, mas não precisa ser uma coisa tão técnica para ser eficaz. 


Não se preocupe em alcançar algum tipo de iluminação quando fizer isso. Apenas o fato de parar alguns minutos para se acalmar e se concentrar na sua respiração já é ótimo. 


Se você não sabe por onde começar, apenas sente-se em silêncio e concentre-se em inspirar e expirar, lentamente, por dois minutos. 


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13. Cuide da sua alimentação: Sabia que uma dieta balanceada também pode auxiliar a sua saúde mental? Existem certos alimentos que ajudam a ativar o cérebro, como por exemplo: 


- Azeite 

- Feijão 

- Grãos integrais 

- Folhas verde escuras 

- Frutas vermelhas 

- Verduras e legumes 

- Frango 

- Nozes e castanhas 

- Vinho tinto

- Peixe


Já outros alimentos são conhecidos pelo efeito devastador que causam no funcionamento do cérebro, como:


- Produtos açucarados

- Álcool

- Junk food

- Frituras

- Alimentos pré-cozidos

- Proteínas processadas

- Gordura trans

- Adoçantes artificiais


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14. Reduza o consumo de álcool: Para muitas pessoas, não há nada de errado em beber com moderação. Mas se você perceber que bebe consistentemente para escapar de sentimentos de depressão ou ansiedade, ou sempre se sente mal na manhã seguinte, talvez valha a pena pensar no papel que o álcool desempenha no seu humor.


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15. Cuide do seu sono: Você sempre encontra tempo para festas, pilates e sexo, não é mesmo? Então está na hora de arrumar tempo para dormir também!


Sem isso, você não apenas se sentirá cansado no trabalho e na vida, mas sua saúde mental quase certamente sofrerá. 


O sono não é um botão de reset mágico para melhorar o seu humor, mas pode fazer uma grande diferença em sua qualidade de vida, quando você começa a se importar com ele.


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16. Colecione afirmações positivas: Escreva um monte de afirmações positivas e mecanismos de enfrentamento saudáveis e coloque-os em uma jarra para quando você precisar sair de uma espiral negativa de pensamento.


O ponto é lembrar a si mesmo que você tem opções, quando está cego por pensamentos negativos que dizem que não há nada que possa ajudá-lo. 


Podem ser lembretes simples (“Você é amado”), estratégias de enfrentamento (“Dê um passeio e tome um pouco de água”) ou letras de músicas das quais goste.


Isso o ajudará a recuperar o foco quando estiver lutando contra a sua saúde mental.


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17. Procure ajuda: Se você está lutando para se sentir feliz, lidar com a vida cotidiana, encontrar um significado ou sentir-se conectado aos outros, consulte seu médico ou um profissional de saúde mental. 


Mesmo se você acha que o que está acontecendo não é “ruim o suficiente”, procure ajuda.

Não há um limite de luta que você deve travar com você mesmo antes que a terapia seja necessária. 


Se você está passando por mudanças de humor que não estão desaparecendo, especialmente se estiver interferindo em sua vida diária, fale com alguém e peça ajuda. 


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18. Seja claro em seu trabalho: Se sua saúde mental está afetando seu trabalho, estabeleça um tempo para discutir isso com seu chefe ou departamento de RH.


Seja honesto sobre o que está passando e negocie algumas condições que ajudem no seu restabelecimento, seja um almoço mais longo um dia por semana para fazer uma consulta ou trabalhar em casa, ocasionalmente, enquanto se acostuma a um novo medicamento.


O importante é ser claro, isso lhe dará tranquilidade para cuidar de si. E, se for necessário, você também pode recorrer ao afastamento remunerado para se tratar.


Dica bônus: Além de saber como ter saúde mental, também é preciso ficar em dia com o seu corpo.  Consultar o seu médico e realizar exames periódicos é a melhor maneira de saber como anda a sua saúde física.


Fonte: Eigier Diagnosticos


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