• Assessoria de Comunicação

18 dicas de como ter saúde mental e melhorar sua qualidade de vida

Você anda com a cabeça cansada, desanimado, sentindo-se meio perdido e triste? Então está na hora de começar a olhar para a sua vida e entender o que precisa ser modificado! Nesse artigo você vai conferir dicas infalíveis de como ter saúde mental e melhorar a sua qualidade de vida. Confira! 


Basta olhar ao seu redor, ou o feed de suas redes sociais, para notar que está se tornando menos tabu falar abertamente sobre terapia e doença mental. 


Há celebridades comentando sobre o assunto, diversas páginas dedicadas à motivação e bem estar, amigos relatando como estão lidando com seus “fantasmas” diários. Todos os sinais apontam para o fato de que estamos priorizando o autocuidado, e isso é incrível.

Mas, quando se trata de realmente estar mentalmente bem, estamos um pouco confusos quanto ao que fazer. Não é que faltem estratégias de autocuidado por aí, mas nem todo mundo tem tempo e dinheiro para gastar em um retiro de bem-estar ou terapia com cavalos ou cristais que podem ou não relaxar.


Para ajudá-lo a se sentir melhor, selecionamos algumas maneiras simples, mas impactantes, de cuidar da sua saúde mental, para que ela se torne algo real e não apenas algo sobre o que falamos em nossas redes. Continue lendo!


-


Saúde mental – uma questão de saúde pública


O alto número de relatos envolvendo transtornos mentais é alarmante. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é um transtorno mental comum e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, estima-se que 300 milhões de pessoas são afetadas por essa condição. 


De acordo com a OMS, a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos e, até 2020, será a doença mais incapacitante do planeta. O Brasil é campeão de casos na América Latina, com quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas atingidas. 


Como demonstram os dados, a saúde mental é um assunto a ser levado a sério. Um quadro de depressão deve ser tratado adequadamente, por profissionais capacitados e, se houver necessidade, com a medicação correta.


Entretanto, por mais estressantes que sejam nossas vidas, podendo gerar vários tipos de transtornos, existem algumas mudanças simples no dia a dia capazes de evitar o surgimento de doenças como a depressão.


No tópico a seguir você vai conferir como ter saúde mental e melhorar a sua qualidade de vida, com algumas dicas fáceis de implementar em sua rotina.


-


Dicas de como ter saúde mental


Boa saúde mental é mais do que apenas a ausência de doença. Aqui estão 18 dicas para trabalhar a sua mente. Acompanhe!


-


1. Construa bons relacionamentos



Ter boas relações com outras pessoas é o fator mais importante que contribui para uma sensação de bem-estar. Isso pode incluir familiares, amigos, colegas de trabalho e outras pessoas da comunidade.

 

Investir tempo e energia em seus relacionamentos pode levar a grandes benefícios para todos os envolvidos.


-


2. Exercite-se e mantenha-se saudável


Uma boa saúde física está relacionada a uma melhor saúde mental, o exercício físico regular gera sensação de bem-estar, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade.


-