• Assessoria de Comunicação

15 Dicas e truques de cozinha que vão facilitar a sua vida

Você sabia que existem jeitos práticos de evitar o desperdício de alimentos aumentando a vida útil deles? Além disso, com alguns truques de cozinha é possível agilizar o tempo das suas receitas sem prejudicar o sabor delas! Assim, se você não quer mais perder tempo cozinhando e quer saber truques de cozinha que podem facilitar sua vida, dá uma olhada nas dicas que separamos especialmente pra isso!



1. Medida de macarrão para uma pessoa

Se você mora sozinho e tem dificuldade em encontrar a medida certa para preparar espaguete – sem que sobre demais como costuma acontecer -, uma dica útil é pegar uma quantia de macarrão e colocar dentro de uma garrafa de plástico. A quantidade de macarrão precisa preencher toda a boca da garrafa, assim você terá a quantidade certa!


2. Aumente a vida útil dos legumes cortados

Sabe quando você não precisa de um pepino inteiro na receita e por isso guarda a parte que sobrou, mas em pouco tempo ela fica escurecida? Tem um jeito muito simples de resolver isso sem desperdiçar nada! No caso do pepino, corte a ponta dele e reserve, antes de cortar a quantidade que você precisar. Depois, com um palito de dente, prenda a ponta que você guardou no restante do pepino – isso impedirá que o alimento fique rapidamente escuro quando for armazenado na geladeira.


3. Bananas preservadas com alumínio

Quando restar duas ou três bananas maduras na sua fruteira e você não quiser consumi-las de uma vez, envolva a parte do cacho que une as bananas com um pedaço de papel alumínio para que elas durem por mais tempo.


4. Afie as suas facas

Utilizar facas cegas para cozinhar, além de dificultar seu trabalho, também faz com que você demore muito mais tempo para preparar as receitas. Para acabar com esse problema, pegue um prato de cerâmica, vire de ponta cabeça e passe a faca na parte mais áspera do fundo do prato. Faça isso quantas vezes forem necessárias e com qualquer peça de cerâmica.


5. Pedaços de bolo perfeitos

Para conseguir cortar o bolo sem que ele se destrua por grudar na faca, aqueça um pouco a faca na água quente ou na boca do fogão antes de cortá-lo. Esse processo fará com que a faca deslize com facilidade na massa do bolo. Dica: se você for utilizar a boca do fogão para isso, não deixe a faca esquentar por muito tempo.


6. Retirar rapidamente a casca do ovo cozido

Para agilizar a retirada das cascas dos ovos cozidos, você pode colocar o ovo ainda quente dentro de um copo e cobri-lo com água. Em seguida, tampe com a mão a abertura do copo e agite. Isso fará com que a casca desprenda com mais facilidade quando você puxar.


7. Teste para saber se o ovo está fresco

Você não quer ter uma surpresa desagradável ao quebrar o ovo da receita, certo? Um dos truques de cozinha é perfeito para evitar isso: basta colocar ele dentro de um copo com água! Se ele afundar de modo horizontal é porque está fresco, se ficar um pouco inclinado é sinal que ele está ficando velho. Quando ele flutuar é porque está velho ou até estragado. Isso acontece porque quanto mais fresco, mais água ele tem, o que o torna mais pesado. Ao envelhecer, o ovo elimina a água através dos seus poros, deixando o alimento mais leve e cheio de ar.


8. Organize a sua geladeira

É normal que alguns alimentos fiquem perdidos na geladeira e quando você lembra de consumi-los eles já estão velhos. Para evitar que isso aconteça, pegue uma caixa sem tampa e coloque dentro os alimentos que estão próximos do vencimento. Coloque a caixa em um local visível dentro da geladeira – o mesmo pode ser feito dentro dos armários. Assim, você lembrará de utilizá-los o quanto antes.


9. Asse os alimentos por inteiro

Para a nossa lista de truques de cozinha, não poderia faltar uma ajudinha na hora de assar os alimentos. Quando você perceber que os seus assados e bolos estão dourados, mas o interior ainda está cru, forre eles com uma folha de papel alumínio. Isso permite que o alimento cozinhe por dentro sem queimar a superfície.


10. Amadureça mais rápido as frutas

Deixar as bananas maduras na fruteira agilizará o processo de amadurecimento das outras frutas. Isso acontece porque ela libera gás etileno, que contribui para amadurecer qualquer tipo de fruta. Mas, se você quer que as bananas fiquem rapidamente maduras, deixe-as dentro de um saco plástico por algumas horas – ou até dias, caso a banana esteja muito verde.


11. Abrir massas sem rolo

Não é necessário ter um rolo de madeira para conseguir abrir massas com perfeição. Você só precisa de uma garrafa de vidro ou um copo de plástico mais resistente e liso. Ao utilizar as garrafas, polvilhe um pouco de farinha em uma superfície plana e abra a massa.


12. Confeitaria em casa

Se você que deixar um bolo mais bonito e não tem um bico de confeiteiro, saiba que é possível utilizar qualquer saquinho plástico no lugar. A dica é limpar bem o saco antes de usá-lo. Em seguida, coloque o creme para confeitar e corte um pequeno pedaço da ponta do saco. Nesse momento tenha cuidado para não cortar demais, afinal, a ideia é simular o bico de confeiteiro e conseguir enfeitar o bolo com precisão.


13. Não derrame água fervente no fogão

Para evitar que a água efervescente transborde, coloque uma colher de madeira apoiada de ponta a ponta na boca da panela. De um jeito prático, isso impedirá que as bolhas que formam dentro da panela caiam no fogão.


14. Erro na quantidade de sal

Quando você preparar, por exemplo, uma sopa e colocar sal demais, adicione meia batata crua e deixe ferver até que fique macia. Com esse processo, a batata irá absorver o excesso de sal.


15. Batata frita sequinha e crocante

Você não precisar comprar batatas fritas prontas para tê-las sequinhas e crocantes! O truque é colocar a batata cortada em uma tigela com água fervente por alguns minutos. Depois, retire e mergulhe-as em uma vasilha com água gelada – aí é só deixar escorrer e fritar!


Fonte: Guia de Cozinha

2 visualizações0 comentário
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade