• Assessoria de Comunicação

13 nomes de bebê inspirados em lugares encantadores do mundo


Que tal trazer para a certidão de nascimento do pequeno uma cidade especial, que marcou a trajetória dos pais ou que sonham em conhecer? Veja nossas ideias!


Feche os olhos e se imagine segurando o pequeno ou pequena que está por vir. Junto com a cena, o que mais vem a sua mente? Talvez uma música contagiante que está tocando ao fundo, um raio de sol que aquece a família e emana positividade, ou quem sabe vocês estão em um lugar especial, onde fizeram uma viagem inesquecível e conheceram pessoas importantes.


A verdade é que todos esses elementos da imaginação podem servir de inspiração na hora de escolher como seu filho irá se chamar! E quando falamos em paisagens e territórios que marcaram a vida dos pais, o leque é ainda maior, pois além da possibilidade de optar pelo nome de um local belo e histórico, vale homenagear aspectos culturais e a própria descendência da família.


As malas estão prontas? Então embarquem nesta lista com 13 de nomes inspirados em lugares encantadores do mundo. Autenticidade e pronúncias internacionais não vão faltar!


1. Savannah

Charmosa e repleta de história, Savannah é uma cidade costeira da Geórgia, nos Estados Unidos, e uma das mais antigas do país. Apesar de seu lado turístico (lá, é possível encontrar desde uma arquitetura do período pré-guerra até carruagens de cavalos pelas ruas) o local não deixa de ser atual e oferece shows e eventos o ano todo.


Além do território norte-americano, savana é também como se chama um dos principais biomas do mundo e o nome em si, de origem latina, possui ainda outra relação com a natureza. O termo deriva de “sabina”, cuja tradução é “zimbro” ou “junípero” – espécies de plantas – e por extensão pode significar “aquela que cultiva ou que comercializa plantas típicas da savana”.


2. Logan

De origem escocesa, o nome quer dizer “pouco espaço vazio”, o que permite várias metáforas sobre a personalidade do pequeno que está por vir, né? Logan é também como várias cidades ao redor do mundo são chamadas: tem uma nos Estados Unidos, outra na Austrália, e até uma vila na própria Escócia.


E para os pais que curtem o universo dos super-heróis, vale lembrar que a nomenclatura é a identidade de Wolverine, também conhecido como X-Men.


3. Charlotte

A cidade mais populosa da Carolina do Norte recebe este nome marcante. Ele também foi usado para batizar a única filha do Príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e inclusive integra o top 20 dos mais populares no Reino Unido. E se formos consultar a simbologia de Charlotte, de origem francesa, encontramos sinônimos de características da integrante da realeza, já que o termo quer dizer “pequena” e “delicadíssima”.


4. Austin

Mais um nome de pronúncia internacional, Austin é a capital do estado norte-americano do Texas, lugar conhecido pela influência do country, além ser muito procurado pelos parques belíssimos e que permitem atividades e esportes ao ar livre.


A tradução do nome também não deixa a desejar em termos de beleza, já que sua raiz vem do latim augustus, que significa “sagrado” ou então “sublime”. Os pais que preferirem a versão mais comum no Brasil, sem abrir mão da simbologia da palavra, podem optar por chamar o filho de Augusto. Que tal?


5. Siena

Em inglês, “sienna” é uma espécie de terra ou argila de cor vermelho-alaranjado. No entanto, não é só no tom vistoso que a beleza deste nome reside. Isso porque Siena é também uma cidade italiana repleta de história e universalmente conhecida pelo seu patrimônio artístico. Inclusive, o local já foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, sabia?


6. Orlando

É só falar em Orlando que os olhinhos das crianças brilham – e de muitos pais também! A cidade localizada na Flórida é mundialmente famosa por abrigar mais de uma dezena de parques temáticos – dentre eles, os queridinhos do Walt Disney World e as atrações da Universal Studios.

Por coincidência, o nome tem tudo a ver com o ponto turístico, tendo em vista que sua tradução é “terra gloriosa” e é muitas vezes usado para homenagear o local de nascimento da criança.


7. Dakota

Se a ideia é trazer autenticidade para a certidão de nascimento da filha, está aí uma ótima pedida! Dakota é um nome de origem indígena que se refere a uma pessoa “amigável” ou “aliada”. Sua correspondência no mapa encontra-se também nos Estados Unidos – lá, existem os estados de Dakota do Norte e do Sul, conhecidos pelas formações rochosas e arenosas deslumbrantes.


8. Catarina

Trazendo agora para terras brasileiras, temos o estado de Santa Catarina, na região sul do país, onde não faltam praias e belezas naturais. O nome em si é também uma escolha forte, que acompanha várias personalidades históricas e denomina 13 santas cultuadas em diversos países. Quer mais motivos para se encantar pelo termo? Então aí vão mais dois: ele vem do grego “katharos” e pode ser traduzido como “pura” , além de ser um dos preferidos pelos pais – especialmente agora, com a volta de nomenclaturas clássicas e da tendência de fazer referência a figuras femininas fortes.


9. Sidney

Um dos cartões-postais da Austrália, a cidade de Sydney é símbolo de modernidade e abriga diversidades culturais. Em relação ao nome próprio, ele costuma ser escrito com “i” no lugar do “y”, mas de qualquer forma carrega uma pronúncia linda e singular.

Acredita-se que a nomenclatura tenha surgido de uma palavra inglesa, traduzida como “ilha larga”. Outros estudiosos relacionam o termo a uma versão de “Sidônio”, que denominava os habitantes da antiga cidade palestina de Sidon.


10. Francisco

Mais uma prova de que as nomenclaturas consideradas antigas estão voltando com tudo se dá pela recente popularidade de Francisco! Ele segue na lista dos 100 nomes mais usados para meninos em 2020 e, de tão memorável, já foi empregado para nomear uma série de reis, imperadores e santos ao longo da História.

Sua origem deriva da expressão latina franciscus, que significa “francês livre” ou “aquele que vem da França”, e possui sua própria data: em 4 de outubro, é comemorado o dia de São Francisco de Assis, conhecido como protetor dos animais.


11. Jordânia

É nome potente que vocês querem? Então aqui está! Nascido do hebraico Iarden, ele pode ser traduzido literalmente como “o que corre”, ou “aquele que desce”, em referência ao curso do rio (em especial o Jordão, um dos mais marcantes do Oriente Médio). Além disso, Jordânia é um importante país árabe, famoso por reunir cultura, história e sítios arqueológicos belíssimos, e por ser um antro de tranquilidade em meio aos conflitos que acontecem em territórios vizinhos.


12. Alexandria

Fundada por Alexandre Magno, Alexandria foi o principal centro cultural da Antiguidade e chegou a ser a capital do Egito. Já quando o assunto é nomear a criança, encontramos com mais frequência a versão Alexandra – cujo significado é tão emblemático quanto a cidade que o representa. De origem grega, o termo significa “defensora da humanidade”, refletindo características de proteção e valentia.


13. Virgínia

Virgínia é tanto um estado no sudeste dos Estados Unidos quanto um município em Minas Gerais. Essa dualidade também é vista na raiz do nome: há quem diga que ele signifique “donzela”, em referência a uma personagem da mitologia grega. Já outras pessoas afirmam que ele está associado a uma pessoa nascida na estação da Primavera, pois sua raiz é a mesma de “verdejante” – que, em latim, era como se chamava a época das flores.


Fonte: Bebê.com.br

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade