• Assessoria de Comunicação

11 dicas para motivar os estudos dos filhos adolescentes



Muitos pais costumam enfrentar um dilema: querem que os filhos estudem, pois sabem que é essencial para seu futuro, mas os jovens oferecem resistência, porque ainda não conseguem ter essa visão. Na verdade, eles estão focados no presente, período em que a diversão tende a falar mais alto. Mas esse cenário nos leva a uma pergunta: como motivar os estudos dos adolescentes?


Na prática (e na maioria das vezes), essa motivação não surge sozinha. Os pais são responsáveis por girar as engrenagens, despertando os filhos para a importância e o prazer dos estudos. Aliás, esse é um papel determinante na criação — o de zelar e orientar para que as melhores escolhas sejam tomadas.


Neste post, vamos apresentar 11 ótimas dicas para que você consiga motivar os estudos do seu filho, ajudando-o a pavimentar o caminho para um futuro brilhante. Confira!


A importância da comunicação clara com os filhos


Uma comunicação clara requer dedicação, paciência e foco. Mas todo o esforço terá grande valor, pensando que orientações passadas com clareza serão pilares para a construção de um comportamento sólido e alinhado por parte dos filhos.


No âmbito familiar, o diálogo constante será responsável por construir uma relação de confiança e transparência. É muito sobre se colocar presente em um momento no qual são muitas as distrações, como as existentes com as redes sociais.


Assim, a criança conseguirá se abrir com mais tranquilidade e sentirá que há espaço para trazer suas dores e inquietudes — o que, com o tempo, tem inúmeros benefícios.


Entre as vantagens da comunicação clara com os filhos estão a segurança de que os pais se importam com suas dores e a certeza de que há um espaço para encontrar soluções. Para o momento do estudo dos filhos adolescentes, aliás, essa será uma construção feita aos poucos durante toda a primeira infância e daí por diante.


Algumas das conquistas que podem ser obtidas com uma boa comunicação entre pais e filhos são:

  • transparência na relação;

  • maior afinidade entre familiares;

  • resolução simplificada de problemas;

  • compartilhamento de frustrações;

  • espaço para conversas abertas e mais assertivas.

Por isso, principalmente na adolescência, a comunicação é um hábito que pode ser muito valioso. Em um momento no qual os filhos têm contato com muitas referências externas é importante que eles vejam na família uma fonte confiável de orientações e de aconselhamentos.


Partindo da importância da conversa como uma forma de incentivar os estudos dos filhos adolescentes, confira algumas dicas que vão te ajudar a colocar em prática essa motivação.


11 dicas para motivar o estudo dos filhos adolescentes


Pequenos hábitos constantes podem fazer toda a diferença na vida dos adolescentes. Se engana quem pensa que hábitos precisam ser construídos desde os primeiros anos para que sejam efetivos.


Algumas mudanças de abordagem podem ser realizadas a partir de qualquer momento na vida de um jovem ou adolescente. Vale rever o tempo que fica com os filhos ou mesmo avaliar a qualidade das interações.


Por isso, aproveite para rever alguns hábitos ou mesmo para adicionar algumas práticas na sua forma de relacionar com os filhos. Sem dúvida, será possível conseguir motivá-los mais no caminho dos estudos e da construção de um sucesso profissional.


1. Adote (e demonstre) uma atitude positiva