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10 passos para conquistar um envelhecimento saudável

Um idoso saudável tem sua autonomia preservada, tanto a independência física como a psíquica. O apoio da família também é essencial para que vivam felizes.

Você já parou para pensar no que anda fazendo para garantir um envelhecimento saudável? Se não, deve começar já!


O envelhecimento faz parte do desenvolvimento do ser humano e a expectativa de vida tem aumentado.


De acordo com as Nações Unidas, existem 705 milhões de pessoas acima de 65 anos no mundo — contra 680 milhões entre zero e quatro anos.


Pela primeira vez na história, há mais idosos no mundo do que crianças pequenas.

Aqui no Brasil, a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a expectativa de vida dos brasileiros subiu para 76 anos.


Essa é uma boa notícia, sem dúvida, mas é preciso garantir, ainda no presente, um envelhecimento saudável.


O envelhecimento ativo e saudável consiste na busca pela qualidade de vida, de modo que a pessoa tenha sua autonomia preservada — tanto a independência física como a psíquica.

Neste texto, aprenda a olhar com para seu dia a dia, identificar mudanças e adotar hábitos mais saudáveis para chegar bem na terceira fase de sua vida.


9 passos para um envelhecimento saudável

Ainda que seja um período da vida marcado por limitações físicas e cognitivas, a velhice não é sinônimo de fragilidade ou inoperância.


Muito pelo contrário. Essa fase da vida pode ser curtida com muita saúde e disposição.

E para isso acontecer, precisamos olhar com muito critério para nosso estilo de vida hoje. Afinal de contas, são nossos hábitos que podem garantir (ou não) uma terceira idade com mais qualidade de vida.


Para aproveitá-la dessa maneira, adote esses 10 passos para conquistar um envelhecimento saudável


1. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A alimentação deve ser enriquecida com muita verdura e muita fruta. Como muitos idosos não se alimentam corretamente, é necessária a inclusão de suplementos com algum tipo de vitamina e mineral. Complexo B, C e Zinco são imprescindíveis para suprir as necessidades.


Além disso, é importante também estimular o funcionamento do intestino com iogurte e fibra, evitar a gordura animal e a saturada, aumentar o consumo de óleo de oliva e reduzir o consumo de açúcar.


2. ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES

Para envelhecer com saúde, a atividade física pode ser uma importante aliada, pois evita que o seu desempenho nas tarefas diárias seja comprometido.


A prática de exercício físico traz excelentes resultados para que o corpo reaja bem às transformações que passa com o tempo. Sem contar que os exercícios físicos elevam expectativa de vida de idosos em 5 anos.


3. PREVENÇÃO DE ACIDENTES E QUEDAS

Fraturas causadas em idosos por conta de tombos podem ocasionar até incapacitação. São vários os motivos que levam os idosos a cair: a própria fragilidade do organismo, a fragilidade muscular, a distribuição dos móveis dentro de casa.


Por isso, torna-se necessária realizar adaptações para evitar acidentes em casa.


4. ATIVIDADES EM GRUPO