• Assessoria de Comunicação

10 dicas para tornar seu ambiente de trabalho mais seguro

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data teve origem em 1969, quando, nesse dia, a explosão em uma mina, nos Estados Unidos, matou 78 mineiros. Desde 2003 a data é marcada por ações e eventos voltados para a conscientização de empregadores e trabalhadores a cerca dos riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Segundo a OIT, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes ou doenças do trabalho, anualmente. De acordo com o relatório, a Brasil apresenta cerca de 1,3 milhão de casos, em sua maioria, motivados pelo descumprimento das normas básicas de proteção e condições inadequadas nos processos e no ambiente de trabalho.


O que é acidente de trabalho?

É aquele que acontece em decorrência do exercício da atividade, durante o expediente ou no percurso de ida ou volta do local de trabalho. O acidente de trabalho é aquele onde ocorre lesão corporal ou perturbação funcional (permanente ou temporária), que causa morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho.


Dados regionais

O Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho - AEAT, publicação nacional do Ministério do Trabalho e Previdência Social em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), traz os dados anuais sobre acidentes e doenças decorrentes do trabalho. No relatório de 2014, o Rio Grande do Sul aponta um total de 59.658 acidentes, sendo os grupos mais afetados do sexo masculino, entre 25 e 34 anos. Desde total, 81% dos acidentes são típicos da atividade executada, 16% são acidentes de trajeto e 3% são doenças relacionadas ao trabalho.


Dicas de prevenção e segurança no trabalho

A segurança no trabalho não é apenas para o trabalhador que lida com máquinas pesadas na metalurgia, mas para todos os trabalhadores. Mesmo nos ambientes menos hostis, como escritórios, o trabalhador deve ter as condições ideais para realização da sua atividade. Confira as principais medidas de segurança e prevenção no trabalho que preparamos para você:


1. Nunca deixe de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a execução das atividades

2. Evite brincadeiras durante o trabalho. Volte sua atenção para a atividade que está executando

3. Não improvise ferramentas ou procedimentos, solicite a compra de equipamentos e ferramentas adequadas

4. Oriente os novos colegas sobre os riscos da atividade que vão executar

5. Não deixe objetos caídos e espalhados pelo chão ou em áreas indevidas

6. Não fume em locais proibidos, procure os locais destinados para tal, ou, faça ainda melhor e pare de fumar. Sua saúde agradecerá.

7. Evite a pressa, além de se expor ao um nível de risco bem maior, seu trabalho não terá uma boa qualidade

8. Mantenha livres as áreas de circulação, as saídas de emergência e o acesso a equipamentos como extintores

9. Preste atenção na sua postura, caso trabalhe sentado durante muito tempo

10. Atente também para iluminação do seu ambiente de trabalho, a falta ou excesso podem prejudicar a sua visão ao longo do tempo


Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença, além de evitar acidentes e doenças. A sua segurança e a dos seus colegas, também depende de você. Faça sua parte.


Fonte: SSI

0 visualização0 comentário
Acesso Rápido

E-mail: gabinetenoemiarocha@gmail.com
Contato: 41 9994-15007

Endereço: Barão do Rio Branco, 720. 4º andar.

         Acompanhe nosso mandato

© 2019 by Ascom Noemia Rocha.    Políticas de Privacidade