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10 dicas para melhorar a motivação no trabalho

Um dos grandes desafios que a maioria dos profissionais enfrentam em sua rotina diária é manter a motivação no trabalho em alta. Esse problema não é só do funcionário, mas principalmente do empregador.



Ao se deparar com essa situação, muitos ficam sem saber o que fazer para reverter tal quadro.

O desempenho de um indivíduo depende muitas vezes de algo que o inspire para manter um sentimento de motivação ao desempenhar tarefas rotineiras. Por isso, é fundamental procurar sempre novas maneiras de motivar uma organização e suas equipes para garantir uma boa performance de um negócio como um todo e, consequentemente, uma vantagem competitiva diante dos demais concorrentes.


Segundo um levantamento feito pela Hay Group, 31% dos trabalhadores brasileiros estão acomodados com o emprego atual e não possuem incentivo para mudar.

A falta de motivação está totalmente ligada ao rendimento do colaborador, e isso pode gerar consequências negativas para a empresa, como altos prejuízos.

Através da motivação no trabalho, os funcionários se sentem mais reconhecidos e tendem a se envolver muito mais com a empresa, gerando uma vontade de ir além de suas obrigações e dar o seu melhor em todas as atividades. O bom relacionamento entre os funcionários também é um fator muito importante, visto que no Brasil a maioria das pessoas passam mais parte do tempo em seus ambientes de trabalho do que em suas próprias casas. Ou seja, ter um ambiente com pessoas que proporcionem um clima agradável pode ser um diferencial.

Outro fator resultante da motivação no trabalho é a diminuição gradativa de estresses, visto que o trabalhador estará desempenhando sua função com mais prazer, aumentando sua autoestima, produtividade e o empenho para atingir metas.

A Right Management realizou uma pesquisa e chegou a conclusão de que dentre os profissionais motivados, são 50% mais produtivos. 30 mil pessoas de 15 países foram entrevistadas, dentre essas, 10 eram brasileiras.

Existem diversas maneiras de realizar um diagnóstico para saber se a sua equipe ou um colaborador em especial está desmotivado. Mas, se você não sabe como perceber estes indícios, nós vamos lhe mostrar agora.

  • Uso repetido de palavras negativas;

  • Espera impaciente pelo horário do término do expediente;

  • Afastamento dos outros integrantes da organização;

  • Realizar somente as tarefas necessárias, não ir além do esperado;

  • Não atingir as metas estipuladas;

  • Discordar de mudanças , sugestões ou críticas construtivas;

  • Não demonstrar interesse em participar de atividades ou treinamentos;

  • Frequência de descomparecimento;

  • E diversas outras.

Bom, se você já está neste estágio em que o problema já foi percebido, é hora de começar a investir em novas abordagens para aprimorar a motivação no trabalho antes que isto se torne uma grande dor de cabeça.

Fonte: Edools

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